domingo, 19 de agosto de 2012

Lazarus - Primeiros programas em FPL (Free Pascal Lazarus)

Primeiro programa em FPL em ambiente console

Para criar um programa em ambiente console basta clicar nos seguintes:

File / New... / Project / Program

Aparecerá uma janela:

Save changes new project ..............
Clique em No

Basta digitar o código

Para compilar basta digitar:

Ctrl + F9

Para executar basta digitar:

F9

Primeiro programa em FPL em ambiente de janela

Primeiramente é bom fechar os projetos que porventura estejam abertos:

File / Close all editor files

Criando uma nova aplicação em ambiente de janelas

File / New / Project / Application

Save changes to...
Clique em No 

 Faça o seguinte programa para o algoritmo:
– Ler um nome fornecido pelo teclado
– Preparar a apresentação do nome
– Apresentar o nome

Para isso utilize:
– um Form
– um Edit
– um Button
– um Label

Para inserir um determinado componente no formulário, basta dar um clique com o ponteiro do mouse sobre o componente escolhido, depois posicionar o ponteiro do mouse sobre o formulário Form1 e dar um outro clique


Observar que:

– os componentes inseridos (Form, Edit, Button e Label) ficam visíveis na janela Object Inspector

Form: é o formulário, a "base" para os outros componentes, ou seja, a janela onde o programa será criado
Edit: permite a entrada (e a exibição) de textos e valores
Label: permite a exibição de textos e valores
Button: é um botão que o usuário pode pressionar para iniciar uma ação no aplicativo. Para o programador criar o código referente aquele botão basta dar um duplo clique sobre o mesmo no ambiente de programação

Os componentes Button e Label possuem propriedade Caption
O componente Edit possui propriedade Text

As propriedades Caption e Text desses componentes são similares

Propriedade Name: faz referência ao nome físico da propriedade (“razão social”)
Propriedade Caption: faz referência ao nome virtual da propriedade (“nome fantasia”)
Propriedade Text: "similar" à propriedade caption, faz referência ao conteúdo do componente edit

Alterar a propriedade Name dos componentes

Name do Formulário = Frm1
Name do Edit = Edt1
Name do Button = Btn1
Name do Label = Lbl1

Alterar a propriedade Caption dos componentes

Caption do Formulário = Escrever
Caption do Button = Ok
Caption do Label =

Alterar a propriedade Text do componente

Text do Edit =

Programando o botão Ok:
– duplo clique no botão Ok
– inserir o código:

  lbl1.caption := edt1.text;

Compilar: Ctrl + F9
Rodar: F9

Digite valores no edite do executável e clique no botão ok para testar

Salvar da seguinte forma:

– crie uma pasta
– salve nesta pasta criada
– primeiro arquivo: Nome.lpi
– segundo arquivo: u_nome.pas

Para abrir basta ir até a pasta onde foi salvo
– dê um duplo clique no arquivo: Nome.lpi (Lazarus Project Information)
Abrirá o projeto com a unit u_nome.pas


Faça o seguinte programa para o algoritmo:

– ler o nome
– ler o sobrenome
– concatenar o nome com o sobrenome
– um botão para apresentar o nome completo
– um botão para limpar o nome completo (edit e label)

Para isso construa o formulário como segue


O formulário ficará da seguinte forma:


Programando o botão Concatenar, basta dar um duplo clique sobre o botão concatenar e inserir o código abaixo:
---------------------------------------------------------------------
Procedure Tform1.Button1Click(sender: TObject);
Begin
    Label3.Caption := Edit1.Text+' '+Edit2.Text;
End;
---------------------------------------------------------------------

Programando o botão Limpar, basta dar um duplo clique sobre o botão limpar e inserir o código abaixo:
---------------------------------------------------------------------
Procedure Tform1.Button2Click(Sender: TObject);
Begin
    Edit1.Text := ' ';
    Edit2.Text := ' ';
    Label3.Caption := ' ';
    Edit1.SetFocus;
End;
---------------------------------------------------------------------

Referências

MANZANO, José Augusto Navarro Garcia; MENDES, Sandro Santa Vicca. Estudo dirigido de Delphi 7. São Paulo: Érica, 2003.

MELO, Evandro de Castro. Free Pascal Lazarus, Ambiente Windows. Apostila da UFV. ENG 390 Prof. Evandro de Castro Melo, DS.

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