Para criar um programa em ambiente console basta clicar nos seguintes:
File / New... / Project / Program
Aparecerá uma janela:
Save changes new project ..............
Clique em No
Basta digitar o código
Para compilar basta digitar:
Ctrl + F9
Para executar basta digitar:
F9
Primeiro programa em FPL em ambiente de janela
Primeiramente é bom fechar os projetos que porventura estejam abertos:
File / Close all editor files
Criando uma nova aplicação em ambiente de janelas
File / New / Project / Application
Save changes to...
Clique em No
Faça o seguinte programa para o algoritmo:
– Ler um nome fornecido pelo teclado
– Preparar a apresentação do nome
– Apresentar o nome
Para isso utilize:
– um Form
– um Edit
– um Button
– um Label
Para inserir um determinado componente no formulário, basta dar um clique com o ponteiro do mouse sobre o componente escolhido, depois posicionar o ponteiro do mouse sobre o formulário Form1 e dar um outro clique
Observar que:
– os componentes inseridos (Form, Edit, Button e Label) ficam visíveis na janela Object Inspector
Form: é o formulário, a "base" para os outros componentes, ou seja, a janela onde o programa será criado
Edit: permite a entrada (e a exibição) de textos e valores
Label: permite a exibição de textos e valores
Button: é um botão que o usuário pode pressionar para iniciar uma ação no aplicativo. Para o programador criar o código referente aquele botão basta dar um duplo clique sobre o mesmo no ambiente de programação
Os componentes Button e Label possuem propriedade Caption
O componente Edit possui propriedade Text
As propriedades Caption e Text desses componentes são similares
Propriedade Name: faz referência ao nome físico da propriedade (“razão social”)
Propriedade Caption: faz referência ao nome virtual da propriedade (“nome fantasia”)
Propriedade Text: "similar" à propriedade caption, faz referência ao conteúdo do componente edit
Alterar a propriedade Name dos componentes
Name do Formulário = Frm1
Name do Edit = Edt1
Name do Button = Btn1
Name do Label = Lbl1
Alterar a propriedade Caption dos componentes
Caption do Formulário = Escrever
Caption do Button = Ok
Caption do Label =
Alterar a propriedade Text do componente
Text do Edit =
Programando o botão Ok:
– duplo clique no botão Ok
– inserir o código:
lbl1.caption := edt1.text;
Compilar: Ctrl + F9
Rodar: F9
Digite valores no edite do executável e clique no botão ok para testar
Salvar da seguinte forma:
– crie uma pasta
– salve nesta pasta criada
– primeiro arquivo: Nome.lpi
– segundo arquivo: u_nome.pas
Para abrir basta ir até a pasta onde foi salvo
– dê um duplo clique no arquivo: Nome.lpi (Lazarus Project Information)
Abrirá o projeto com a unit u_nome.pas
– ler o nome
– ler o sobrenome
– concatenar o nome com o sobrenome
– um botão para apresentar o nome completo
– um botão para limpar o nome completo (edit e label)
Para isso construa o formulário como segue
O formulário ficará da seguinte forma:
Programando o botão Concatenar, basta dar um duplo clique sobre o botão concatenar e inserir o código abaixo:
---------------------------------------------------------------------
Procedure Tform1.Button1Click(sender: TObject);
Begin
Label3.Caption := Edit1.Text+' '+Edit2.Text;
End;
---------------------------------------------------------------------
Programando o botão Limpar, basta dar um duplo clique sobre o botão limpar e inserir o código abaixo:
---------------------------------------------------------------------
Procedure Tform1.Button2Click(Sender: TObject);
Begin
Edit1.Text := ' ';
Edit2.Text := ' ';
Label3.Caption := ' ';
Edit1.SetFocus;
End;
---------------------------------------------------------------------
Referências
MANZANO, José Augusto Navarro Garcia; MENDES, Sandro Santa Vicca. Estudo dirigido de Delphi 7. São Paulo: Érica, 2003.
MELO, Evandro de Castro. Free Pascal Lazarus, Ambiente Windows. Apostila da UFV. ENG 390 Prof. Evandro de Castro Melo, DS.
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